quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Adriano Nunes: "Narciso"

"Narciso"


E fizeste de tudo para estar
Ao meu lado.
Sol à palma.

Quando estava
Certa que engendraríamos um par,
Pensei: não

Dá! Não dá!
Preciso a todo custo me encontrar,
Tirar máscaras, 

Regras, restos de mim, tantas lembranças
Que até me amedrontavam, as amarras
Da existência, as mordaças da inconstância. 

E falaste
Que a poesia era a grã culpada,
Por doar-me 

Essas asas.
Como não perdoar-te pela falta
De ilusão? 

Foi com a poesia que te dava
Que pude, sem receio, explicitar
Que te amo.

As alegres libélulas levaram
O meu canto
A ti, claro,

Instante a instante, o amor, esta palavra.
Não ouves repetindo tal palavra,
Tanto, tanto,

Meu coração pulsando?
Afoga-te, Narciso! Sou a imagem
Que nas águas afagas!



Nenhum comentário: