quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Adriano Nunes: "De densa saudade"

"De densa saudade"



Com angústia, aguardo
O instante preclaro
Para declarar
A ti, solidão, 
A veraz vontade
De em um lar estar.

Talvez porque já
Ingressei no átimo
Do amor lancinante,
Ou, quem mesmo sabe,
Em uma sinapse
De luz, pra enfeitar-me

Do que foge ao alcance.
É tudo um quiasma
De medos e mágoas.
Penélope faz
E desfaz a manta
Nupcial, errática.

Que dela bem saibam
As minhas pancadas
Popconcretas, mas
Escondam-lhe as lágrimas
Que agora desabam.
Entrego-me ao vácuo

Da vingança e lanço-me
À Ítaca. Abraço
O silêncio prático
De saber-me mais
Em mim. Risco e tática.
Não vês, solidão,

Que apertas bastante
O meu coração?
Tento, -Será tarde? -,
À língua entregar
O incomunicável.
E dá-se o espetáculo

De sentença e sangue.
Um mar se amalgama
Nos corpos tombados.
O tédio virá! -
Assalta-me o lapso
De densa saudade:

As Sereias, as
Praias escaldantes,
Os muros em chamas
De Troia, as vãs mágicas,
Os braços e lábios
De Circe. A ilusão.

Nenhum comentário: