domingo, 28 de abril de 2013

Adriano Nunes: "O fragmento mágico da existência" - Para a minha mãe

"O fragmento mágico da existência" - Para a minha mãe 


Logo após findar o técnico
De química industrial,
Dei todos os livros técnicos
A quem muito precisava.
Era a parte técnica da existência.
Seis anos de estudos médicos...
Sequer sei onde se encontram
Os livros de medicina 
Que tive. Apenas me lembro
De que presenteei amigos,
Alunos d'arte de Hipócrates.
Era a parte prática da existência.
Agora nada termino...
Agarram-se à Poesia
Os meus olhos de mendigo.
Todo o amor à Poesia,
Sobretudo. Sobre os báratros
Mais íntimos, mais sinceros.

Sobre a cama, nos armários
Do quarto, nas grãs estantes
Da sala e gavetas d'alma,
A intimidar o criado-
Mudo, a ser meu próprio ser,
Os livros de Poesia.
Enfim, percebi que algo
Nunca se desvencilharia
Desse sonho, da emoção...
Nem me assustaria meu coração.

Nenhum comentário: