Adriano Nunes: Entrevistando Péricles Cavalcanti
Adriano Nunes:
Como você se descobriu músico, isto é, como se
deu a consciência reflexiva sobre fazer canções e cantá-las?
Péricles Cavalcanti: Só tive
consciência de que podia fazer canções interessantes (ou compor música ou
letra, boas) quando comecei, no início dos anos 70, movido por uma paixão
arrebatadora, a dizer coisas com música que, imediatamente, chamaram a atenção
de alguns dos meus amigos mais próximos que, por uma feliz coincidência, eram
Caetano, Gil e Gal.
Adriano Nunes: Quais influências musicais e artísticas
foram/são imprescindíveis ao seu instante criativo?
Péricles Cavalcanti: Como quase todo mundo de minha geração, fui criado num ambiente muito
musical, primeiro pela força do rádio (anos 50) e também do disco, notadamente
com a presença de vitrolas e LPs. Depois com a própria TV, no início dos anos
60. Lá em casa tinha violão, piano, cavaquinho e flauta, que meu pai (que tinha
noções de teoria musical) tocava um pouco. Assim, às vezes, fazíamos
pequenos conjuntos em que eu e ele
tocávamos algumas valsinhas bem simples e antigas (“Sobre as ondas” por
exemplo) e minha mãe e minha irmã cantavam. No entanto, cresci ouvindo tudo -de
Ray Conniff a Cely Campelo, passando por Ray Charles, entre
muitos outros - e, como muitos, na adolescência, me apaixonei por João Gilberto
e a bossa nova, ouvia também um pouco de Jazz, depois Beatles e, depois ainda, Caetano, Bethânia, Gal e Gil. Mas
continuo gostando de ouvir tudo, embora nesses tempos de hiper-informação
caótica da Internet (e, também, de muita irrelevância!) dizer “tudo” é quase o mesmo
que dizer “um pouquinho”. E ainda gosto de ser tocado pelo que ouço. Bem, para
alguém que, como eu, tem uma personalidade um pouco melancólica, música é um
transporte que leva a lugares e paisagens mais do que ideais.
Adriano Nunes: Muitas de suas canções têm temas relacionados
com a Filosofia e filósofos. Quais filósofos são/foram impactantes na sua
formação/construção como artista?
Péricles Cavalcanti: Quando comecei a ler mais, logo me
interessei por um tipo de literatura mais filosófica e por uma filosofia mais
literária. Claro que quando conheci um pouco mais os gregos, no curso
clássico (e aqui me lembro das aulas
sensacionais de filosofia da professora Marilena Chauí, muito jovem e bonita)
fiquei logo entusiasmado, a ponto de ter decidido fazer faculdade de Filosofia
e de ter pensado, até, em me tornar um professor. Acho, de todo modo, que isso
teria influência em qualquer coisa que eu fizesse como profissão, depois, mas
acabou, de uma certa maneira, acontecendo, meio que sem planejar, no meu
trabalho com música.
Adriano Nunes: Você morou em Londres no mesmo período em que
Caetano Veloso e Gilberto Gil estavam exilados, e o Antonio Cicero estudando
filosofia na capital inglesa . Você já os conhecia pessoalmente antes do
exílio? Como foi esse período lá? Que fatos marcam a memória? Qual a
importância dessa estada para a sua formação/consolidação artística?
Péricles Cavalcanti: Caetano e Gil (e Gal, também) eu
conheci ainda na casa de meus pais, levados por um primo, o psicanalista Luis
Tenório Lima, que era amigo deles na Bahia. Eu era ainda adolescente e eles
estavam chegando para trabalhar em São Paulo e no Rio. Me apaixonei
imediatamente por eles, aprendi muito com as primeiras canções dos dois e,
especialmente, com o violão de Gil que ficou uns dias, recém-casado com Belina,
hospedado em nossa casa. Depois daí, ficamos amigos para sempre.
No período em que estive, primeiro em
Paris e depois em Londres, onde Caetano, Dedé, Gil, Sandra e Guilherme Araujo,
já moravam, eu não tinha planos definidos e me identificava mais com uma coisa
bem geral e um pouco vaga, de ser um hippie. De todo modo, a proximidade com a música
pop (shows e festivais) que se fazia na
“Swinging London”, na época, influenciou bastante a música que eles passaram a
fazer lá e aqui e, também, a música que eu viria (mas não tinha ainda a menor
ideia de que iria!) fazer depois. Um bom exemplo disso foi ter contato com o
reggae quando ainda era uma música de gueto no bairro de Notting Hill Gate e
pelo qual eu e Caetano ficamos, imediatamente, entusiasmados.
Já Antonio Cicero só conheci em
Londres, onde ele morava e estudava filosofia. Gostei logo dele (da mesma forma
que todo mundo, lá) e foi assim como conhecer um filósofo de verdade (lembro
que ele estudava alguma coisa ligada à lógica matemática, matéria em que eu
tinha muita dificuldade nos dois anos e pouco em que frequentei a faculdade)
Mas, enfim, perto dele eu era apenas um amador. E ainda sou!.
Adriano Nunes: Como se deu a parceria com Caetano para a composição/transcriação de “Negro Amor”?
Péricles Cavalcanti: Isso foi no Rio, em 1975 ou 76, e
foi ideia de Caetano me chamar pra fazer essa versão de “It’s all over now,
Babe Blue”, para um show de Maria Bethânia que ele iria dirigir (não me lembro
qual!). Fizemos meio que rapidamente, tentando estar o mais próximo possível da
bela canção de Dylan. Só nos detivemos na tradução para a expressão “Babe blue”
e, num outro dia, foi Rogério Duarte, quem veio com a solução perfeita: “Negro
amor”. Acabou que Bethânia não se
interessou muito e foi Gal quem a lançou.
Adriano Nunes: Bob Dylan é uma de suas referências musicais,
certamente. Quando da conquista dele do Nobel de Literatura, como você viu e
compreendeu tal momento?
Péricles Cavalcanti: Pois é, nos meses em que estive em
Paris (no final de 1969) eu costumava, pra ganhar um dinheirinho, tocar com um
violão e uma gatinha de boca (no estilo que consagrou o começo de carreira de
Dylan), em estações do metrô e até na calçadas de bares (aí com uma amiga
francesa) algumas canções como “Mr. Tambourine man”, e outras de Luiz Gonzaga, como “Asa Branca”.
Isso pra dizer que fiquei muito contente com o Nobel para ele. Além do mais,
foi como se a geração que foi adolescente e começou a fazer música nos 60 e 70
fosse toda premiada através dele, no sentido de que para nós, como para ele, as
distâncias entre a chamada “Alta cultura” (mais erudita) e a chamada “Baixa
cultura” (de origem popular e oral), foram bastante diminuídas e confundidas em
trabalhos que, desde então, as transcendem.
Adriano Nunes: Assim como eu, sei que você é um leitor
apaixonado por Montaigne. Qual a sua relação com o pensador francês?
Péricles Cavalcanti: Só comecei a ler Montaigne mais
recentemente, neste começo de século XXI, novamente graças à indicação do mesmo
primo psicanalista de que falei. E, como muita gente, fiquei impressionado com sua profundidade e
atualidade. Na verdade, ele, como escritor, se encaixa perfeitamente (talvez o
mais perfeito, como certa vez Orson Welles disse dele!) naquela minha predileção por Literatura filosófica e
Filosofia literária, de que já falei. E, mais ainda, fiquei também
impressionado com o fato de que eu nunca o tivesse lido antes e que, nos tempos
de faculdade, nunca tivesse ouvido nenhum professor ou colega falar de Montaigne!
Adriano Nunes: Você tem grandes parceiros musicais, como a Adriana
Calcanhotto e o Arnaldo Antunes. Como se deram essas parcerias? Qual a
importância delas em sua vida de artista? Vocês ainda continuam compondo
juntos? Têm planos para novas canções?
Péricles Cavalcanti: Adriana é mais uma
parceira-inspiradora (que já me encomendou algumas das canções), que me foi
apresentada pela nossa querida Susana Moraes, e com quem tenho muitas
afinidades de gosto musical e poético.
Já Arnaldo, que conheço desde que ele
era ainda quase um adolescente (antes da fase Titãs, portanto) tornou-se parceiro e um grande amigo,
especialmente a partir do início dos anos 90. Temos feito algumas coisas
juntos, proposta por mim ou por ele meio ao sabor do acaso (sem muito
planejamento) nos nossos constantes encontros (além de tudo, somos vizinhos há mais de 20 anos!)
Adriano Nunes: Parece, ao que você relatou algumas vezes, que
“Eva e eu”, composição sua e de Arnaldo, marcou-o bastante. Por quê?
Péricles Cavalcanti: “Eva
e eu”, que é uma de minhas parcerias com Arnaldo de que eu e ele mais gostamos, foi um caso muito especial de
sincronicidade. Fiz a música, antes, pensando numa matéria que vi na TV sobre
um casal de índios isolados encontrados na Amazônia que sequer falava uma
língua conhecida. Bem, quando dei a Arnaldo, um poeta-letrista sensacional,
para colocar letra ele, sem que eu tivesse dito ou indicado nenhum tema, me
veio com essas palavras que não poderiam ser mais adequadas para o que eu havia
sentido e pensado.
Adriano Nunes: Como se dá a composição quando ela é
feita a várias mãos? Você musica primeiro? Ou faz a música quando a letra lhe é
passada por um dos parceiros? Que método de composição você prefere e por que o
prefere?
Péricles Cavalcanti: Não
sou bom para escrever letras sem música (em geral, minhas tentativas resultam
bem fracas!). Prefiro fazer, sempre, numa canção, letra e música, juntas, uma
informando a construção da outra ou realizando a ideia (ou a motivação) inicial
da canção. Mas gosto de fazer só a música também, como no caso de “Eva e eu”,
ou mesmo como um instrumental (talvez
aqui entre um pouco do meu gosto pela Jazz instrumental). Tenho poucos
parceiros na composição e são poucos os casos em que trabalhei a quatro mãos.
Tenho alguma dificuldade com isso e, também, uma predileção por fazer canções
(ou músicas) inteiras e por compositores que assim o fazem.
Adriano Nunes: Fale como foi a produção e conclusão
do trabalho “Mulheres de Péricles”. O
que você pode expressar ante tal homenagem?
Péricles Cavalcanti: Não
participei da produção desse disco, Como era o homenageado, fui proibido pelo
DJ Zé Pedro, mentor do disco, e por Nina Cavalcanti, minha filha, curadora do
projeto, de escutá-lo antes de ficar pronto. Ainda bem, porque foi uma das
melhores surpresas que tive com minhas composições e o fato de não ter
participado do processo de produção do disco me deu isenção e tranquilidade
para desfrutá-lo. Acho que as cantoras que participaram e que produziram
independentemente, umas das outras, suas faixas, trouxeram minhas canções para
patamares musicais originais e, no caso de algumas delas, a níveis adequados de
expressão, que ainda não tinham sido alcançados. Enfim, eu adorei!
Adriano Nunes: Você foi é muito requisitado para
fazer trilhas para filmes e peças de teatro? Como se deu esse tipo de trabalho?
Quais foram as obras mais marcantes?
Péricles Cavalcanti: Não
fiz, ainda, muitas trilhas para filmes ou peças de teatro, mas tem algumas que
foram muito significativas e importantes pra mim nesses anos todos em que tenho
trabalhado com música. Fiz a trilha para o único filme de longa-metragem de
minha querida amiga Susana Moraes, “Mil e Uma” que resultou no disco homônimo
que é um dos que mais gosto e me
orgulho, entre os que já fiz. Também
gosto muito da trilha que fiz para o curta-metragem, “Quem é Bardi”, do meu
dileto amigo José Roberto Aguilar. E para o Teatro, fiz a trilha e depois a
direção musical da montagem do “Ham-let”, com a direção maravilhosa de Zé Celso
Martines Correia, no Teatro Oficina. E, bem, antes, convidado por Regina Casé,
fiz canções para “A Farra da terra”, primeiro musical do grupo carioca “Asdrúbal
Trouxe o Trombone”, dirigido por Hamilton Vaz Pereira.
Adriano Nunes: Conte-nos algo sobre a sua
experiência com o “Asdrúbal trouxe o Trombone”
Péricles Cavalcanti: Esse
foi um outro trabalho de que me lembro com muita alegria, porque, ainda era o
início dos anos 80 e fiz canções inspiradas em
ideias gerais ou mesmo títulos de cenas (que ainda não estavam escritas)
de Hamilton ou, mesmo, sobre textos que ele escreveu, que estão entre as
melhores que já fiz, se pensarmos naquele tipo de canção completa (letra e
música como um corpo só), de que gosto mais de fazer e apreciar.
Adriano Nunes: Também é sabido que uma de suas
admirações é a Cássia Eller. Como começou a sua amizade com essa grande
cantora? Como se deu a construção da música “Eu queria ser a Cássia Eller”
Péricles Cavalcanti: Até
1997, eu só conhecia a Cássia de vista. Foi depois de um show dela, no Rio,
cantando Cazuza, dirigido por Waly Salomão que, no camarim, lhe fiz um elogio
(porque ela, realmente ,era maravilhosa). Disse: se eu fosse um outro artista, queria ser você. E continuei, meio
brincando: acho que vou fazer uma canção “Eu queria ser Cássia Eller”. Waly,
que não estava presente mas soube disso, por Lan Lan, me telefonou e insistiu
para que eu fizesse essa canção, para um próximo disco de Cássia que ele ia
produzir. Então, essa minha brincadeira elogiosa acabou mesmo virando uma
canção que ela, com razão, ficou muito
constrangida para gravar, mas que a deixou feliz quando eu gravei. De todo
modo, fico contente que esses eventos tenham aproximado a mim, Lídia e nossos
filhos de Cássia, e de toda força e beleza, verdadeiras, que ela tinha.
Adriano Nunes: Você também tem muita ligação com os
poetas e a poesia. Musicou um poema de John Donne traduzido por Augusto de
Campos que virou sucesso na voz de Caetano Veloso, a belíssima “Elegia”. Que
poetas você admira, lê com freqüência?
Péricles Cavalcanti: Eu não conheço tanto poesia escrita
(fora aqueles obrigatórios que eram citados na escola) como as pessoas, em
geral, supõem. Muito do que conheço vem de indicações, de livros que ganho de amigos
e poetas, como você Adriano ou como o Augusto de Campos que, além de sua
própria bela poesia, me apresentou e ainda apresenta a poemas e poetas. Foi
assim que surgiu, por exemplo, “Elegia”, depois que ele me mostrou a sua
belíssima tradução de “Elegy, to his mistress going to bed” de John Donne.
Adriano Nunes: “O canto das Musas” é um reflexo
dessas leituras poéticas? Fale um pouco sobre essa obra e seu desdobramento
enquanto trabalho coletivo.
Péricles Cavalcanti: Depois
que eu e Zélia Cavalcanti, minha irmã, pensamos em fazer um livro sobre poesia
clássica em português, que fosse, também, um disco pop de poemas musicados e
cantados, as autoras da parte escrita do livro, Aline Evangelista Martins e Cibele
Lopresti Costa, selecionaram alguns poemas, tanto de poetas brasileiros como
portugueses para que eu experimentasse como canção. O curioso é que a maioria
deles eu não conhecia e, mais, nem todos me soaram como possíveis canções
interessantes. De todo modo, a segunda
parte do meu trabalho, a produção do disco, depois de escolhidos os poemas,
fluiu mais rapidamente e trouxe ainda mais surpresas interessantes, na medida
em que fui pensando nos intérpretes (muitos entre os novos da cena musical
paulistana: Tulipa Ruiz, Leo Cavalcanti,
Juliana Kehl, Tatá Aeroplano, Arícia Mess, Péri) e músicos instrumentistas
(Guilherme Held, Marcelo Monteiro, Décio 7, Atílio Marsiglia) pra cada faixa.
Algumas faixas me agradam bastante, tanto pelo uso do poema como pela
interpretação e arranjo. O disco foi gravado em julho de 2010 e o disco-livro
só foi lançado em 2012, pela Companhia das Letras, que teve alguma dificuldade
para classificar esse objeto híbrido e um pouco estranho, a ponto de, no
início, oferecer às livrarias como um “livro para crianças”.
Adriano Nunes: Quais são seus novos projetos
musicais? De “Canções”, de 1991, para “Frevox”, de 2013, como você poderia
sintetizar essa trajetória musical?
Péricles Cavalcanti: Acho que dá pra dividir em dois
períodos bem distintos a história das gravações de meus discos. Até o final dos
anos 90, portanto ainda na época em que as gravações analógicas, os grandes
estúdios ainda predominavam e a era do disco ainda estava no apogeu (mesmo com
a introdução dos CDs), meu discos surgiam a partir de um conjunto de
composições que eu tinha (inéditas ou não), entre as quais eu escolhia algumas
para fazer parte de um disco que eu iria gravar (em geral com apoio de
gravadoras ou selos distribuídos por elas).
A partir do início dos anos 2000, e com as possibilidades das gravações
digitais em porta-estúdios, como muitos outros, comecei a fazer gravações (pelo
menos as bases instrumentais e vocais) no meu próprio estudiozinho, o que me
deu uma outra perspectiva (o tempo para experimentar, arranjar e gravar, por
exemplo), então os discos passaram a fazer parte do momento final desse
processo. A única exceção foi o disco da trilha de “Mil e Uma”, que foi gravado
em 1993, num sistema misto (analógico e digital) no ótimo, avançado para a época, estúdio de meu amigo Cid Campos e
que, como eu já disse, está entre os meus preferidos. Ultimamente tenho gostado
de gravar, como fiz com os dois singles que lancei recentemente, no também
ótimo e bem equipado estúdio de outro amigo, Pipo Pegoraro, que tem sido,
também, meu produtor musical. Então meus discos tem saído a partir do que tenho
gravado se bem que, ultimamente, tenho pensado em fazer um disco ao vivo,
também (o que nunca fiz). Mas, como nessa época em que vivemos, as
possibilidades são muitas e as
oportunidades mudam constantemente, os meus hábitos e planos fonográficos podem
mudar, também.
Adriano Nunes: Praticamente, em quase todos os
discos de Adriana Calcanhotto, há canções suas. Há uma identificação artística
entre você dois. Como se deu esse liame? Quem é Adriana Calcanhotto para
Péricles Cavalcanti?
Péricles Cavalcanti: Como
já disse, Adriana, é mais que a intérprete que mais tem gravado minhas canções.
Ela tem sido uma parceira motivadora, com quem tenho muitas afinidades. Por
exemplo, quando ela me pediu uma canção para o seu disco “Maré”, que tivesse a
ver com esse tema, fiz “Príncipe das Marés”, que tem muito de um “épico” sobre
o surf e, logo depois, outra, “Porto alegre (nos braços de Calipso)”, a partir de
um trecho das peripécias de Ulisses com a deusa Calipso, na Odisseia. Mandei as
duas pra ela que, a princípio, pensou gravar a primeira (que depois eu gravei),
mas que terminou por gravar a segunda. Isso pra dizer que nosso diálogo como
amigos e parceiros de trabalho tem sido, sempre, muito rico. E também, tudo
isso, começou de uma maneira muito amorosa porque, como eu já disse, foi Susana
Moraes quem nos apresentou e aproximou.
Adriano Nunes: O que é cantar, compor para você? A
cena musical atual está bastante complexa e múltipla. Que há de esteticamente
belo na nova música produzida no Brasil?
Péricles Cavalcanti: Eu comecei trabalhando, meio que
sem planejar, como compositor e foi assim que comecei a ganhar algum dinheiro
com música. E era o que eu gostava mais de fazer. Depois, graças à iniciativa
de Susana Moraes (de novo, ela!) gravei meu primeiro disco, “Canções”, cantando
e arranjando e passei a gostar muito disso, também. Bem, mas o mundo (com suas
demandas) vai mudando e a gente também e, de uns tempos pra cá, gosto cada vez mais de cantar e
fazer shows, até mais do que gravar. Mas acho que sou, pelo meu tipo de
personalidade e formação, fundamentalmente, um compositor.
Há, como sempre houve, muita coisa
sendo produzida no Brasil com muita competência, nos diversos gêneros (ou
“nichos”). E agora, há cada vez mais
ótimos instrumentistas, cantores e produtores musicais. São inegáveis as
qualidades das produções de samba, sertanejo, Axé, música do Pará, Funk, a
chamada nova MPB e, mais os híbridos entre todos esses estilos.
Pra não ficar sem destacar nada.
Entre muitas coisas, amo os sambas, melódica e harmonicamente sofisticados de
Arlindo Cruz e, num outro extremo, esse Funk do MC15, “Deu onda” (na sua versão
sem censura, é claro, com o refrão original!) que combina inspiração poética
crua e coloquial, com uma programação eletrônica básica, inspirada e eficiente
(e há a questão, provavelmente não planejada, que foi notada por muitos
músicos, da mistura, do tom maior da melodia com o tom menor da harmonia, em
certo momento), mais um vocal com um timbre bonito e, ao mesmo tempo,
confessional (um pouco tristinho!) e
sensual.
Adriano Nunes: A cultura de massa o atrai. você
elogiou, assim como Caetano Veloso, Anitta, por exemplo. Também é muito fã de
Zeca pagodinho, de Fernanda Abreu, da funk carioca, de Chico Science, entre
outros estilos. Seria isso uma tradução da sua simplicidade e de sua
generosidade, uma abertura para o novo?
Péricles Cavalcanti: Sim,
como já disse, gosto de ser de algum modo tocado por coisas feitas por novas
gerações e isso, em termos mais gerais, com relação a outras manifestações
artísticas e culturais. Quanto à música popular, desde a invenção do disco e,
logo depois, do rádio, ela sempre mostrou essa vocação para atingir a chamada
“massa”, de ser “pop”. Já li que um dos primeiros sucessos da grande “bluseira”
Bessie Smith (em 78 rpm), nos anos 20, vendeu 800.000 cópias e olha que o
mercado da música negra era separado do “mainstream” branco. E, além do mais,
eu não acredito que alguém componha uma canção e grave um disco para que
ninguém ouça ou goste ou repita. Isso seria um total contrassenso. Acho que
isso não acontece nem com os trabalhos mais experimentais e “difíceis”.
Adriano Nunes: Você costuma tecer comentários no
Facebook sobre questões artísticas e políticas. Como você vê, compreende a
política nacional para Péricles?
Péricles Cavalcanti: Como todo mundo tem acompanhando,
vivemos um momento dificílimo, de instabilidade política-institucional, mas é
possível que (embora eu, confesso, tenha muitas dificuldades em pensar e
entender a complexidade da política contemporânea!) depois desse tsunami de
revelações tenebrosas de como nossa política tem “funcionado”, nossa ainda
relativamente jovem democracia possa sair fortalecida. E se a gente se lembra
como, desde de seus inícios na Grécia antiga (em Atenas particularmente), a
democracia alternou momentos de paz e legalidade, com líderes e legisladores sábios,
com outros períodos de grandes perturbações sociais, consequência da tomada do
poder por tiranetes e demagogos (em geral corruptos!), a gente pode pensar que,
talvez, a democracia, como o regime político mais aberto, estará sempre sujeito
a instabilidades e, sempre, necessitará de aperfeiçoamentos. Torço para que
esse seja o nosso caso!
Adriano Nunes: Recentemente, Caetano teceu
alguns comentários lúcidos sobre a problemática das drogas, qual o seu
posicionamento ante a questão das drogas?
Péricles Cavalcanti: Li e gostei muito das considerações
de Caetano sobre a questão! Quanto a
mim, posso lhe dizer que, na juventude, já experimentei algumas drogas
ilícitas, tipo LCD e maconha (quanto às
lícitas, nunca fui adepto às bebidas alcoólicas!) mas poucas vezes e em muito
pequenas quantidades, porque eu tinha medo e, porque, sempre preferi e tive
mais prazer com meus “estados sóbrios de consciência”. E nunca me senti, propriamente, mal, nessas
experiências com drogas. Mas, ao mesmo tempo, já vi muitas pessoas pirarem gravemente
(alguns a ponto de serem internados em hospitais!) por causa de uso de drogas
alucinógenas, mas mesmo de terem o que era chamado uma “bad trip” apenas com
algumas tragadas num cigarro de maconha (exatamente como Caetano se refere na
sua fala sobre o assunto!). Essa é um outra questão contemporânea muito
complexa e difícil para se encaminhar soluções mas, de
todo modo, simpatizo com uma liberação inicial da maconha (como tem acontecido
em muitos países), desde que se tenha em mente, nas campanhas educativas, que
há pessoas que podem e outras (por características psicológicas próprias !) que
não deveriam fumar, por colocar em risco sua saúde. E isso me parece óbvio!
Obrigado,
estimado amigo!
Adriano Nunes
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