terça-feira, 24 de junho de 2014

Adriano Nunes: "quimeras e riscos"

"Quimeras e riscos"



A infância era ser
Menino invisível, 
Menino biônico,
Quatro quarteirões
E um osso quebrado.

Não havia medo,
Somente o desejo
De ser. E eu era
Um pirata, um náufrago
Sobre o antigo mapa.

O sol do sertão
Quanto me abrigava!
Existira em mim
A felicidade,
Não essa migalha

De riso contido.
Nunca almejei outro
Céu senão o de
Giz da amarelinha,
A inocência minha.

Meu mar imponente,
O Velho Francisco,
As praças, o Bráulio,
O Ginásio, o asfalto
Em brasa, as manhãs

Na feira, à procura
De coquinhos e
Muitas sementes
De mucunãs, para
Brincar bem à porta,

Eu e minha irmã.
Era tudo um jogo
Para o alto, um rito,
Um desinteresse
De louros e leis.

Desfeito de mim,
Forte me amalgamo
Na memória, ao tanto
De vestígio e sombras
Que me emocionam.

As idas a pé
Às entranhas do
Parujé, às brenhas
Da lagoa, atrás
Das aves nos ninhos,

Pra criar em casa,
Com arroz moído
E papa no bico.
Quimeras e riscos
Até quase os cinco.

Depois, o contato
inaugural com
A palavra, o íntimo.
A grã descoberta
De ser um poeta.





Nenhum comentário: