domingo, 5 de julho de 2009

Adriano Nunes: "Calos" - Para Marlos Barros

"Calos" - Para Marlos Barros

"A kiss may ruin a human life." -- In “A Woman of No Importance”
Oscar Wilde


Essas gretas construo
Com todos os meus gritos
E concretos de lágrimas,
Laringes de grafite,
Pranto, prece, papéis...
Que importam para mim

Os túneis sob as trevas?
Por que neles adentro,
Com medo? Por que em tudo
Trago o triste lembrar
De inúmeros tropeços?
Feito cego, de pedras,

De quedas, com os braços,
Por que me desvencilho?
Por que não me protejo
Do susto insuportável?
Por que nunca me lanço,
De vez, a todo risco,

À vasta vida? Nada
É possível querer?
Sonhos... Eis a metáfora
Que mui me ilude e fere-me,
Que me ilumina e forja-me,
Eis alma, seiva e carne,

Despidas, desgastadas, 
Entre tantas promessas,
Momentos e mancadas,
Dentro do labirinto
De palavras, sentidos,
De itinerários íntimos.

Por que não me refiz
Co' a alegria do encontro
Co' a métrica, co' o ritmo,
Quando estive sozinho,
Perdido, entregue às rimas,
À imensidão dos versos,

Entre as estalactites
De ferro dos acervos
Das livrarias todas,
Entre os fungos e os ácaros,
Ante as estalagmites
Das divisas dos sebos? 

Quantos mundos busquei, 
Quanto alimento e alívio,
Em segredo, sob sonos,
Consumindo-me, vivo,
Escavando um abismo
Sem fronteiras, infindo!

Meu ser em tudo pus,
Em tudo me finquei...
Supus-me assim Proteu.
Acreditei na forma in-
Alcançável do tempo,
No silêncio de Sísifo.

Amei o amor e quis
Fechar-me nos exílios
Dos impulsos, da angústia.
Afastei-me de mim...
Posso agora explodir:
Sou a faísca e a pólvora.












3 comentários:

Sampa City disse...

A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma.

Oscar Wilde

muito obrigado!

abs,

Ana Tapadas disse...

Elaborado e belo!
BJ

ADRIANO NUNES disse...

Ana,

Obrigado!



Abração!
Adriano Nunes.