terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Adriano Nunes: "Para entregar-me ao que me invade"

"Para entregar-me ao que me invade"



Para pertencer a mim mesmo,
Sem medo, ao clã da liberdade,
Para entregar-me ao que me invade,
Subitamente, todo, a esmo,
Canto o instante que me completa,

O ritmo do rio que varre
As minhas afoitas sinapses, 
As voltas no parque, sem pressa,
As corridas de bicicleta,
Os descomedidos desejos,

E o amor, claro, que sequer tenho,
Do quarto, o sangrante silêncio,
Meu mundo pequeno, sob metros
E rimas toantes, sob erros
Importantes, e sob a ausência

De quaisquer regras, pra ser eu
Mais e mais, um pleno Proteu.
Liberto-me até de mim, vejo!
Logo, alheio a quem me penso,
Imerso em amplidão estética,

Reconheço em mim isso apenas:
Como as aves que do céu servem-se
Para fundar o belo baile
Dos seres livres, do poema
Sirvo-me pra que ele apenas

Seja um poema, e assim sendo,
Confirme em meu ser o que atesta
A minha grã felicidade,
Para cantá-la, porque arde
O portento de ser poeta!


Nenhum comentário: