segunda-feira, 18 de maio de 2009

Adriano Nunes: "Tradução"

"Tradução"


Não me importo
Co' os teus tópicos,
Da razão,
O destroço, o
Torto trópico,
Esse câncer,
Co' os tropeços
Do meu corpo,
Com a síntese
Dos sentidos.
Sou só vão.

Não me prendas
Ao teu tempo,
Feito trapo
Espalhado
Pelo chão,
Feito estorvo,
Feito estátua,
Feito máquina,
Sem miolo,
Só trabalho,
Todo esforço.

Não me cries
Nessa treva,
Assim triste,
Sem sinapse,
Distorcido,
Deprimido,
Sem um vínculo,
Não me faças
Vingar só
Das façanhas
Da vontade.

Não me cubras
Com as vestes
Da desculpa,
Com as folhas
Do fracasso,
Com os véus
De teu nexo
Apoplético,
Não me trates
Feito vômito,
Feito fezes.

Não me expulses
Do meu sexo,
Da alegria
Sem remédio,
De algum sonho
'Inda intacto,
Desse fado
Infalível,
Desse fim
Vasto em mim,
Sem o mito.

Não me estragues
O porvir,
O mistério,
Não me traces
Com os lápis
Dos descasos,
Co' o veneno
Do que basta,
Não me espreites
À socapa,
Dá-te ao verso!








Nenhum comentário: